TEATRO INFANTO JUVENIL C/ PAULA RODRIGUES
Quarta-feira, 22 de Fevereiro às 18:00 - 21:00
No âmbito das actividades do Sector de Teatro do Centro de Artes Luchapa, esta Associação tem o prazer de convidar para a abertura de mais uma oficina de TEATRO,
desta vez dirigida aos mais novos,
facillitada por Paula Rodrigues.
Palácio do Egipto - Chá da Barra-villa
R. Dr. Neves Elyseu - Villa de Oeiras
* junto à Igreja Matriz, entre o Mercado
e os Bombeiros Voluntários :: 10 min a pé da CP de Stº Amaro de Oeiras *
SUJEITO a INSCRIÇÕES
:: geral@luchapa.pt
sms: 968225490
Estão ABERTAS as INSCRIÇÕES
para os interessados nesta OFICINA REGULAR :: 4ªsf 18h»20h
valor de troca mensal :
44 Luchapas ou 40 L + bens
p/a Acção Social da Associação.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
DESCRIÇÃO
A Oficina de Teatro Infanto-juvenil funciona uma vez por semana
(2 horas) e trata-se de um projeto com uma vertente holística, voltada para o público entre os 9 e os 14 anos de idade.
Nesta oficina os jovens são estimulados a desenvolverem a sua criatividade e espontaneidade através de jogos/exercícios teatrais, direcionados especialmente ao reconhecimento do potencial individual e da condição de amplificação do relacionamento coletivo.
Busca promover a sensibilização e desinibição dos jovens, através de improvisações, dramatizações, exercícios corporais e vocais, criações de cena e personagens; relaxamento / meditação, além de trazer jogos e brincadeiras, que são atividades sempre muito bem-vindas no processo de desenvolvimento.
Sejam bem vind@s
Paula Rodrigues
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
DESENVOLVIMENTO
Esta atividade terá uma importância fundamental na educação integral dos jovens, permitindo que evoluam a vários níveis:
- Desenvolvimento e formação do caráter;
- Melhora e favorece a dicção, articulação e projeção de voz;
- Estimula a memória, a atenção e a concentração;
- Faz crescer a autoestima;
- Combate a timidez e a vergonha;
- Ensina no saber relacionar-se com outras pessoas e a trabalhar em grupo;
- Favorece ao autoconhecimento;
- Desperta a consciência corporal e a coordenação motora;
- Promove a consciência da importância do estar no aqui e no agora;
- Favorece o relaxamento;
- Aproxima à poesia;
- Reforça o interesse pela leitura e literatura;
- Ensina a controlar as emoções;
- Motiva o exercício do pensamento;
- Permite que brinquem com o mundo da fantasia
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
PROGRAMA
● Relacionar-se e comunicar com os outros;
● Explorar diferentes formas e atitudes corporais;
● Explorar maneiras pessoais de desenvolver o movimento;
● Explorar diferentes tipos de emissão sonora;
● Aliar gestos e movimentos ao som;
● Reconhecer e reproduzir sonoridades;
● Explorar, individual e coletivamente, diferentes níveis e direções no espaço;
● Utilizar, recriar e adaptar o espaço circundante;
● Orientar-se no espaço através de referências visuais, auditivas e tácteis;
● Utilizar e transformar o objeto, através da imaginação;
● Mimar atitudes, gestos e ações;
● Realizar improvisações e dramatizações a partir de histórias ou situações simples;
● Participar na criação oral de histórias;
● Observar, escutar e apreciar o desempenho dos outros.
● Utilizar o corpo e a voz na construção de personagens;
● Construir histórias para serem improvisadas;
● Transformar formas narrativas em formas dramáticas;
● Explorar criativamente diferentes formas de dizer textos;
● Investigar e improvisar a partir de temas provenientes de outras áreas do conhecimento;
● Inventar, construir e utilizar adereços e cenários;
● Identificar e valorizar o teatro entre outras formas artísticas.
● Evidenciar aprendizagens significativas do conhecimento de si, do outro e do mundo, através dos processos dramáticos;
● Desenvolver uma prática reflexiva tendente a romper com estereótipos culturais, preconceitos raciais e outros;
● Desenvolver estratégias de comunicação, relações interpessoais, trabalho de equipa,
resolução de problemas e tomadas de decisão;
● Desenvolver e consolidar capacidades nos domínios da expressão e comunicação vocal e
corporal;
● Exercitar a escrita dramática criativa.