TELEFONE-NOS : + 351 21 441 8195

Ritual do Chá
  • Ritual do Chá

    Uma Casa de Chá como a do Chá da Barra Villa/Luchapa sediada no Palácio do Egipto, sabe bem a importância desta bebida e a sua história.

    Não obstante em Portugal raramente se praticar a cerimónia do chá de inspiração taoísta e do budismo zen procuramos todavia manter a alta qualidade dos nossos como o dito na história, onde os portugueses assumem uma posição única.

    Beber chá é tido como um evento social. O chá também pode ser bebido durante o dia e principalmente pela manhã, a fim de aumentar o estado de alerta, já que contem teofilina e cafeína.

    Aliado ao chá e ao seu beber, estão hábitos de vida saudável, a limpeza de toxinas do organismo e uma expressão máxima da fitoterapia, com o aconselhamento de chás e infusões para diversas patologias.

    Aqui as folhas vão directamente para o bule. As misturas são feitas por nós e escolhidas criteriosamente.

    Um pouco de história:
    O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes de planta do chá (Camellia sinensis), geralmente preparada com água quente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação e o contato com outras ervas, especiarias e frutos.

    A palavra "chá" é usada popularmente em Portugal e no Brasil como sinónimo de infusão de frutos, folhas, raízes e ervas contendo ou não folhas de chá (as tisanas). Falemos aqui do chá em sentido estrito não nos referindo a infusões como por exemplo a camomila ou cidreira.

    Historicamente, a origem do chá como erva medicinal útil essencialmente para se manter desperto não é clara. O uso do chá, enquanto bebida social data, pelo menos, da época da dinastia Tang. Os primeiros europeus a contactar com o chá foram os PORTUGUESES que chegaram ao Japão em 1543.

    Falando precisamente do Japão, o praticante de cerimónia do chá precisa de ter conhecimento de uma ampla gama de artes tradicionais que são parte integral do chanoyu, incluindo o cultivo e variedades de chá, vestimentas japonesas (kimono), caligrafia, arrano de flores, cerâmica, etiqueta e incensos ‹ além dos procedimentos formais do seu estilo de chanoyu, que podem passar de uma centena!

    Assim, o estudo de cerimónia do chá praticamente nunca termina. Mesmo para participar como convidado em uma cerimónia formal é preciso conhecer os gestos e frases pré-definidos, a maneira apropriada de portar-se na sala de chá, e como servir-se de chá e doces.

    O simples acto de beber chá foi um costume introduzido no Japão no século IX, na forma de chá de infusão dancha) por um monge budista Eichu , quando retornava da China ao Japão onde conheceu a erva de acordo com a lenda, após 200 anos. O chá tornou-se a bebida mais consumida no Japão e cultivada em seu próprio território.

    O costume de beber chá, iniciou-se de forma medicinal e por razão de luxo, uma vez que era importada da China no século IX, Foram mesmo escritos manuais sobre o seu o cultivo e preparação do chá. No século XII, um novo tipo de chá surge, o matcha, trazido por Eisai outro monge japonês retornando da China. Considerado um chá verde mais forte, retirado da mesma planta de chá preto, foi inicialmente utilizado em rituais em templos budistas. Já no século XIII, samurais já consumiam a bebida matcha, como uma adaptação do budismo.Com isso, o futuro do chá estava traçado.

    Por volta do século XVI, beber o chá tornou-se popular , chegando a atingir todas as camadas sociais do Japão. Sen no Rikyu, um dos maiores destaques na história da cerimónia do chá, seguido pelo seu mestre, Takeno Joo.

    De acordo com a filosofia ichi-go ichi-e, cada cerimónia do chá é única, e nunca poderá ser reproduzida. Seus ensinamentos foram responsáveis pelo desenvolvimento de novos estilos arquitetónicos japoneses, como jardins, arte e todo o desenvolvimento e criação da cerimônia do chá. E os ensinamentos resistem até hoje.

    CURIOSIDADES:
    Na Índia, a segunda maior produtora mundial, o chá é popular em todo o norte no café da manhã e à noite. Chamado popularmente de chaai, é servido quente com leite e açúcar. Quase todo o chá consumido é do tipo preto.
    Na Grã-Bretanha, o chá não é só o nome de uma bebida, mas também uma refeição leve no final da tarde, mesmo se as pessoas bebem cerveja, cidra ou suco.
    No Sri Lanka o chá é servido no estilo inglês, com leite e açúcar, mas o leite é sempre aquecido. Já nos Estados Unidos, é servido essencialmente gelado.