TELEFONE-NOS : + 351 21 441 8195

Poesia com Chá

TERÇA-FEIRA UMA VEZ POR MÊS

- entrada gratuita limitada à lotação do espaço -

 

Portugal. País do fado, país do mar e das letras. Tantos poetas e escritores de obras literárias que se encontram dispersos!

Como não tentar uni-los, escutá-los e viajar com eles? Como deixar sequer de tentar apoiar todos quantos procuram ainda no anonimato comunicar, vivenciar experiências através da escrita?

Decidimos pois, que a uma terça-feira de cada mês é dia de declamar poesia ao fim da tarde. A maioria das vezes com a própria presença do autor que assim observa a sua poesia levantar asas e pertencer-nos a todos… outras tantas vezes são lançados aqui livros ou apresentadas obras literárias que ganham: vida…e porque não com uma chávena de chá como companhia?

“Portugal é pois sem dúvida um país de poetas”! Quem não ouviu já isto?

C2012-03-13 (34) (Large)laro que, em todas as nações e civilizações, as suas obras literárias e poéticas revelaram aquilo que de melhor tinham a nível mais popular, elitista ou mesmo esotérico.

Mas, quanto mais antiga é uma nação ou civilização, mais profunda será essa revelação através da sua poesia e dos seus poetas.

Nalguns casos como Portugal – uma das nações mais antigas da Europa – alguns poetas chegam a tocar-nos nos campos da própria profecia, quanto à Missão da nação onde estão inseridos.

É o caso por exemplo, de Fernando Pessoa, que chega a chamar para Portugal, a cumprir-se: a missão de salvar o ser humano dos seus excessos, das suas vãs ambições, levando-o também a relembrar os sentimentos que mantêm adormecidos nas azáfamas do seu dia a dia.

No mínimo, sem a poesia a Humanidade quedaria decerto mais pobre e inconsequente.

Aliás, todo o homem inspirado, poeta, espiritualista ou religioso, pode chamar a si a função de tocar o mundo em que vive para emoções, missões ou simples dissertações de acordo com o que acredita.

No entanto, sem um meio de as comunicar, nada se aproveita de concreto.joaquim pessoa co?pia

Sem se tocar a alma humana profundamente, nada se opera, de facto.

Assim, os poetas portugueses parecem ter tido sempre a preocupação de se ocuparem de sentidos mais profundos da existência e condição humana, com um espírito de missão dificilmente comparável noutras culturas, onde a poesia raia apenas os ramos do romantismo e da pura emoção fácil.

Como dissemos, porém, sem um veículo para a transmissão dessas mensagens, essa missão não poderá surtir qualquer efeito nas nossas vidas.

É por isso que a LUCHAPA acredita ser fundamental proporcionar aos poetas portugueses e seus declamadores a oportunidade de o fazerem, no seu espaço e tempo, ao vivo, junto de quem se encontra receptivo para essas mensagens, de forma a que o milagre que a Cultura pode operar nos corações dos homens possa de facto alterar o Mundo onde vivem e a sociedade que parece, erradamente, condicioná-los.

Assim, é fundamental a presença de todos os que acreditam na premente mudança do Mundo nestas sessões de Poesia com Chá, no ambiente privilegiado do Palácio do Egipto, onde já vêm sendo tradição estas sessões de autentico esclarecimento do espírito e do coração, sem as quais não restaria qualquer esperança para a civilização que temos hoje… Entre tantos outros, por cá passaram José Luis Peixoto, José Luis Outono, Joaquim Pessoa, Lília Tavares, São Reis, Joaquim Monteiro…

Bem-vindos pois, todos os que sentem: e acreditam.