TELEFONE-NOS : + 351 21 441 8195

Notícias

Voltar a exibir todos as notícias

A Associação Sem Fins Lucrativos Luchapa continua imparável e aumentando cada vez mais o seu número de actividades, não obstante 100% das mesmas serem de ENTRADA GRATUITA, com excepção das aulas lecionadas pelos senhores Professores.

São quinze as diferentes sessões previstas para este mês de Fevereiro, onde destacamos por exemplo uma exposição de fotografia da “tribo Kayapó – Amazónia” ou o concerto protagonizado por Huruy Brhanu e Adiam Tsegay, ambos dois músicos refugiados da Eritreia – Etiópia, numa verdadeira troca de sinergias culturais, integração e amizade.

Continuamos ainda com os ciclos habituais, aulas regulares e várias novidades como sessão de meditação activa Osho, dia aberto de shiatsu, aula aberta de Hatha Vinyasa Yoga com Natali Sundari, ou também o regresso do já famoso Yoguitar, entre tantas coisas mais.

Basta consultar o programa e rapidamente se irá perceber que não estamos de passagem, mas que viemos há cinco anos para ficar.

Continuamos a existir não só pela vontade dos sócios, mas também das empresas entretanto associadas que cumprem assim uma importante responsabilidade social e cultural e com auxílio dos donativos que pessoas e entidades nos fazem chegar onde se conta o subsídio que gentilmente a Câmara Municipal de Oeiras nos tem atribuído.

Isto, somando-se ao empréstimo da cave onde realizamos algumas das actividades, muitas delas para crianças e onde guardamos bens alimentares e roupas, que são redistribuídas pelas famílias carenciadas que a nós se dirigem.

Não obstante o incentivo da CMO não assegurar sequer metade da nossa intensa programação de Verão, constitui ainda assim um reconhecimento tímido mas agradável, fruto do intenso e ímpar dinamismo que temos demonstrado.

Desde o início que nascemos com a finalidade de dar vida e cor ao Centro Histórico de Oeiras e de nos assumirmos como Associação Curadora do Palácio do Egipto, que continua a necessitar de manutenção urgente e de uma dinamização a sério. Todos os munícipes que a nós acorrem sabem disso e não é possível escondê-lo.

São dezenas os emails trocados ao longo dos anos com a Câmara Municipal de Oeiras, os registos fotográficos recolhidos e vários ofícios que permanecem sem resposta. Alguns desde 2014.

Estamos certos de que quer o actual Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, quer a Senhora Vereadora do pelouro e o respectivo executivo, composto por todas as forças políticas eleitas, irá finalmente intervir.

Não há tempo a perder para salvar este património histórico edificado, criado originalmente para ser a Casa da Cultura do Município, cuja função tem a Associação Luchapa assegurado, com os seus parcos meios.

Estamos certos de que à semelhança dos contratos programa já celebrados com outras associações, onde foram contratualizadas verbas do orçamento municipal, a fim de serem geridos espaços camarários, estará para breve finalmente a vez do Palácio do Egipto.

Desde 2012 que temos apresentado várias soluções e que temos feito pela arte e cultura, tudo o que os oeirenses têm tido a oportunidade de ver.

Estamos em Fevereiro. Todos os dias se perde uma oportunidade.

Continuamos a acreditar na palavra do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Paulo Vistas.



O Presidente


Armando Cardoso Soares

Voltar a exibir todos as notícias